Início Projetos

Projetos

1-     O Escopo da Fundação Sintaf

 A Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural (Fundação Sintaf) é uma instituição de ensino e pesquisa constituída pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), em fevereiro de 2008. A instituição desenvolve ações estratégicas de cunho técnico, científico e cultural junto ao setor privado, a outras organizações do terceiro setor e à administração pública, no intuito de promover o aperfeiçoamento profissional dos diversos agentes sociais, assim como aprimorar, na plenitude, o desenvolvimento intelectual e humano.

 

Sua missão prima pelo desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade socioambiental e cultural, que aprimorem a administração pública e privada, incentivando a inclusão social e a ampliação do exercício da cidadania.

A entidade, diretamente ou por meio de convênios com outras instituições de ensino e pesquisa, disponibiliza diversos cursos profissionalizantes e de pós-graduação. Além disso, são organizados eventos e espaços de discussão com o objetivo de disseminar ideias e caminhos que contribuam para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e solidária.

Através de valores como: Cidadania, eficiência, eficácia, ética, responsabilidade, sustentabilidade entre outros, a Fundação Sintaf disponibiliza serviços técnicos de excelência à sociedade. Para isso, dispõe de um corpo multidisciplinar de colaboradores qualificados academicamente e com larga experiência profissional, composto, em sua maioria, por técnicos da Secretária da Fazenda do Estado do Ceará.

Ciente de sua responsabilidade social, a entidade fomenta, ainda, ações de cunho sociocultural em parceria com comunidades locais. É o caso do projeto de inclusão social, ProSocial, realizado na comunidade centenária do Poço da Draga e outras comunidades no entorno de unidades fazendárias.

2- A Fundação como instituição que produz e publica pesquisas e trabalhos científicos

No intuito de estimular a publicação de trabalhos científicos e culturais, a Fundação Sintaf também mantém uma Editoria onde já publicou diversos trabalhos, no âmbito cultural, literário e no campo de finanças e administração pública.

Publicar um livro é uma passagem importante na vida de uma pessoa que deseja despertar para a pesquisa acadêmica e na disseminação de ideias rumo à chance de se despontar com a carreira de escritor, que pode mudar sua trajetória. Estas publicações estão ancoradas na ISBN, Ficha Catalográfica, DOI(Identificador de Objeto Digital),-que é um padrão de letras e números que serve para identificar itens digitais para versão digital.

Todas as publicações poderão ser visualizadas e baixadas gratuitamente no Portal da Fundação ( https://fundacaosintaf.org.br/3830-2/). Destacamos três delas :

1-     E-book Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas

Esta publicação foi resultado de um curso que a Fundação Sintaf promoveu para jornalistas e assessores de comunicação e publicou todos os trabalhos gerados como resultado do curso.

2-     Estudos em homenagem aos 10 anos da Fundação Sintaf

Nos 10 anos de comemoração da Fundação Sintaf e coordenado por Alexandre Sobreira Cialdini e Germana Belchior, onde forma reunidos 20 artigos científicos no campo da administração pública. A publicação contou com professores, pesquisadores nacionais e estrangeiros, parte deles vinculados a Universidade de Lisboa, ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas ( ISCSP), instituição que mantém um acordo de cooperação com a Fundação Sintaf.

3-     E-book Artigos Científicos do Sintaf

Este E-book é uma compilação dos artigos inscritos no 1o Concurso de Artigos Científicos do Sintaf. O concurso ccom vigência de agosto a outubro de 2017, contemplou as categorias Fazendário e Estudante, com premiação para os três primeiros lugares de cada categoria.

3 – A  Fundação  como ente consultora no âmbito das administrações municipais

A Fundação Sintaf desenvolveu consultoria técnica especializada, com experiência comprovada na realização de estudos e reestruturação da gestão fiscal, econômica e financeira do Município, tendo como fim a constituição e desenvolvimento de um programa consistente de autosustentabilidade financeira e fiscal de 8 (oito) municípios cearenses médio e grande porte,  com população entre 30.000 e 250.000 habitantes, com a interlocução entre os demais municípios, estabelecendo uma relação cooperada por meio de mecanismos de ação coletiva institucional.

No objetivo de fortalecer as finanças locais a Fundação Sintaf disponibilizou para os Municípios do Estado do Ceará ferramentas legais e de gestão, que propiciaram o incremento na arrecadação tributária municipal e a sua melhor gestão fiscal e financeira de forma cooperada. Assim, um conjunto de produtos foi desenvolvido para fortalecer a gestão fiscal e financeira dos municípios, tais como:

Redesenho do processo da Receita Tributária Própria, focado na capacidade fiscal do Município e no potencial de arrecadação do ISS, IPTU, ITBI e Taxas.

Disseminação práticas de educação fiscal.

Estabelecimento de processos de monitoramento das transferências constitucionais ou obrigatórias, às quais o Município tenha direito, seja pela Constituição de 1988, seja por legislações específicas.

Atualização dos dispositivos legais municipais que tratam do tema tributário.

Análise dos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO), exigidos pela LRF.

Análise da adequação da escrituração contábil, bem como sua evidenciação ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

Análise da adequação dos procedimentos contábeis patrimoniais, orçamentários e específicos.

Análise do modelo de gestão contábil adotado pelo município, buscando identificar se o município tem unidade própria de contabilidade ou se terceiriza o serviço com escritórios de contabilidade.

Orientação e acompanhamento das atividades dos servidores para a definição de estratégias de cobrança da dívida ativa municipal na esfera administrativa.

Orientação para a emissão das certidões de dívida ativa como ato administrativo indispensável para a execução judicial da dívida ativa regularmente inscrita.

Orientação para a edição e o controle do livro de inscrição da dívida ativa.

Orientação para a identificação do perfil do estoque da dívida ativa e dos Devedores.

Orientação para o estabelecimento de estratégias em relação ao perfil das dívidas e dos devedores.

Acompanhamento da execução de atividades de cobrança da dívida ativa.