OFICE – Institucional

O Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice) é um centro de estudos e pesquisas criado em agosto de 2015 pela Fundação Sintaf. Seus pesquisadores estudam e discutem a gestão fiscal das três esferas governo, em especial do Ceará, com base na legislação e relatórios publicados pela União, estados e municípios, analisando as políticas públicas adotadas pelos entes federativos.

O Ofice analisa, também, a legislação fiscal dos entes federativos, elaborando artigos sobre as alterações constitucionais e legais, seus impactos na sociedade, evidenciando os benefícios e prejuízos causados pelas mudanças na legislação.

O Ofice procura despertar a reflexão sobre temas que se vinculam com o aspecto fiscal/tributário da gestão dos recursos públicos, analisando as políticas públicas que se vinculam com  desenvolvimento econômico-social, nas três esferas de âmbito governamental.

Portanto, pode-se apontar como seu principal objetivo: difundir informações relativas a finanças públicas do Ceará, tanto dos governos municipais como do governo estadual, outros estados e da União, avaliando a conjuntura econômica, identificando tendências e propondo ajustes na gestão fiscal, utilizando sempre linguagem acessível a segmentos amplos da sociedade, sem perder o rigor científico. Dessa maneira, assegura o propósito de refletir e propor alternativas sobre a gestão fiscal dos entes públicos de forma independente.

Constatamos que a gestão fiscal do Governo Central é  discutida por um amplo leque de analistas que fornecem uma visão plural das políticas adotadas; todavia, em relação aos governos locais, faltam instituições e analistas voltados ao exame de seus dados e elaboração de diagnósticos que permitam uma avaliação das políticas implementadas. O Ofice visa suprir   essa lacuna, contribuindo com a análise científica da situação fiscal do Estado do Ceará  e dos municípios cearenses.

O Ofice, pois, tem despertado o interesse de seus leitores, constituindo um bom exemplo de publicação com base  científica, espírito crítico e independência editorial, interagindo com a sociedade por meio do fomento de discussões e reflexões que visam melhorar a qualidade dos serviços públicos, o que deságua em sua credibilidade e respeitabilidade. Contamos, para tanto, com a parceiria do Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF) .

O Ofice  participa da Rede de Observatórios do Ceará (Rede Observa CE), coordenada pelo  Observatório de Fortaleza. Esta rede possui diversos parceiros: universidades, institutos de pesquisa, entidades do poder público, agências de fomento, grupos de pesquisa, além de outros Observatórios municipais, estaduais, nacionais e internacionais.