Primeira turma do curso de “Cuidados Paliativos” da Fundação Sintaf conclui capacitação

O curso de “Cuidados Paliativos”, promovido pela Fundação Sintaf em parceria com a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), encerrou suas aulas no último dia 18 de julho. A capacitação que teve início em março deste ano foi voltada para profissionais das áreas da saúde, psicólogos e estudantes de Psicologia.

O intuito do curso foi de capacitar profissionais da área da saúde para a atuação nos cuidados paliativos que são definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma abordagem ou tratamento para melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. No caso do psicólogo, ele deve ser capacitado para prestar atenção integral ao paciente e seus familiares, contribuindo com a minimização do sofrimento e aumento da qualidade de vida de todos os envolvidos.

De acordo com uma das coordenadoras do curso, a psicóloga Fernanda Gomes, capacitações profissionais são fundamentais para que o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica possa ser ampliado e mais aprofundado. “Com relação ao curso de cuidados paliativos, me sinto muito satisfeita com resultado dessa iniciativa. Tenho recebido muitos retornos positivos, que me entusiasmam a criar novos espaços de discussão e crescimento”, acrescenta Fernanda, que é mestra em “Cuidados Continuados e Paliativos” pela Universidade de Coimbra.

Os alunos concludentes, ao todo 42, receberam certificados de conclusão do curso emitidos pela Fundação Sintaf e Unipace.