Encontro de fevereiro do “Sarau do Poço da Draga” realizou roda de conversa

O “Sarau do Poço da Draga” já faz parte do calendário cultural da comunidade centenária. Na segunda quinta-feira de cada mês, o músico Rodrigo BZ e moradoras do Poço da Draga se reúnem para os encontros da roda de poesia que entretém a todos com muita música, alegria e histórias para contar.

O último sarau realizado foi no mês de fevereiro, no dia 11, na casa da moradora Iolanda Pereira. Além das canções que embalaram a tarde cultural da comunidade, as participantes do encontro tiveram um agradável bate-papo com o músico Rodrigo Bz. O momento foi de bastante descontração e de compartilhar um pouco da vivência de cada um. Para o músico, o sarau é um momento de encontro, conversa, música, poesia, amizade e diversão.

“Existe uma relação entre as pessoas que participam. Aqui damos espaço para todos falarem. Tinha gente aqui que nem falava nos encontros. Nossa ideia é incentivar outras atividades, como saraus itinerantes”, fala Rodrigo, que diz ser importante a realização de uma ação cultural como o sarau dentro da comunidade.

Para a moradora Iolanda, os encontros são como uma terapia que lhe proporciona momentos felizes e de nostalgia. “Tirei umas poesias que escrevi no tempo de escola do fundo do baú. Esse momento de reunião é muito bom. A gente aqui não tem muito o que fazer no tempo livre”, afirma ela.

Zenir Goes da Silva comenta que os moradores costumam ter momentos de reunião entre eles, mas nada como o sarau. “Alegra a nossa vida e nos movimenta”, afirma ela. Maria José, moradora da comunidade, também compartilha do mesmo entusiasmo de Zenir. “Adoro passar esse tempo aqui, de coração. Desde que comecei a vir, nunca faltei. Mais pessoas deviam participar”, frisa a moradora.

O próximo encontro acontecerá nesta quinta-feira, dia 10 de março, e homenageará o Dia da Mulher. A iniciativa faz parte do projeto de inclusão social da Fundação Sintaf, ProSocial, oriundo da parceria entre Fundação Sintaf, Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).