Edição de dezembro do Café com Cidadania conversa sobre solidariedade e comemora o Natal

57


 


 



 


 


A última edição do ano de 2015 do “Café com Cidadania” aconteceu no dia 12 de dezembro, no Pavilhão Café Atlântico, na comunidade do Poço da Draga. O evento contou com palestra da consultora na área social, Fernanda Rodrigues, e celebração natalina, que foi embalada pelas músicas de Natal interpretadas pelo coral da Sefaz, composto por fazendários. Foi realizada, também, encenação da história do nascimento de Jesus e a visita do Papai do Noel.


 


O Café com Cidadania faz parte das ações do Projeto de Inclusão Social da Fundação Sintaf, o ProSocial, realizado pela parceria entre a Fundação Sintaf, o Sintaf e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). A iniciativa também tem o apoio da Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC), Cafaz, Projeto Atitude Atletas, Ong Velaumar e, nesta edição, Restaurante L’escale e Felicitá Buffet. 


 


Marcaram presença no evento, fazendários, moradores da comunidade do Poço da Draga e crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Atitude Atletas. Estiveram presentes na ocasião, ainda, os conselheiros da Fundação Sintaf, Valéria Brasil, Susie Marino, Pedro Paulo e Victor Hugo Morais; os Diretores da Fundação Sintaf, Germana Belchior e Saulo Braga; a Diretora do Sintaf, Yolita Sá; a fazendária integrante do ProSocial, Joelina Barros e as integrante do ProSocial, Dayse de Oliveira e Silvana Alcântara. 


 


O instrutor do Projeto Atitude Atletas, Márcio Gonçalves, em sua fala no momento inicial do evento, frisou a relevância das palestras do “Café com Cidadania” na vida dos meninos e meninas do projeto.  “Esse trabalho de vocês vem somar com o que a gente já faz, uma vez que eles vêm pra escutar um pouco sobre diretos, deveres e esporte também. É uma forma da gente ir trabalhando a cidadania nessa garotada”, afirma Márcio. 


 


Cooperação e Solidariedade


 


A palestra da sétima edição do Café com Cidadania teve como tema “Cooperação e solidariedade para o desenvolvimento comunitário”. A palestrante convidada foi a consultora na área social, Fernanda Rodrigues, que já realiza trabalhos de pesquisa há mais de dez anos envolvendo os conceitos de cooperação e solidariedade em outra comunidade de Fortaleza, o Conjunto Palmeiras. 


 


De acordo com Fernanda, os conceitos tratados em suas pesquisas e na palestra do último sábado são vivenciados diariamente pelas pessoas em seus bairros e comunidades. Ela explica que ao trabalhar a cooperação e a solidariedade de forma conjunta e com o empenho de todos que fazem parte de um grupo é gerada a perspectiva de cidadania. “Sempre colocamos a responsabilidade de tudo no outro ou no governo. Esquecemos que precisamos fazer também a nossa parte”, acrescenta ela.


 


A consultora, em seu discurso, citou o Conjunto Palmeiras como exemplo das possibilidades de desenvolvimento de uma comunidade que trabalha a cooperação e solidariedade de forma concreta. Em 2002, foi criado no Conjunto Palmeiras o Banco Palmas, referência internacional de economia solidária. 


 


Segundo ela, qualquer comunidade possui sua própria dinâmica de cooperação e solidariedade, entretanto é imprescindível que haja a existência de trabalhos emancipatórios que exijam a participação dos moradores em prol do desenvolvimento comunitário. “Para crescer é necessário que os grupos sociais e associações de uma comunidade estejam unidos”, finaliza Fernanda.      


 


Celebração


 


 



 


 


 


Após a palestra, foi realizada celebração natalina entre os participantes do ProSocial, fazendários e a comunidade do Poço da Draga. Incialmente o coral da Sefaz fez bela apresentação de canções natalinas que emocionou o público presente.


 


Em seguida, ocorreu a encenação do nascimento de Jesus, que contou com a participação de voluntárias do ProSocial, da Diretora da Fundação Sintaf, Germana Belchior, como Maria, e do conselheiro da Fundação, Pedro Paulo, como José. 


 


Houve, ainda, a visita do Papai Noel, interpretado pelo Diretor da Fundação, Saulo Braga, que presentou as crianças com doces. Ao final, um delicioso lanche foi servido. 


 


 



 


 


A próxima edição do Café com Cidadania será realizada em janeiro. O ciclo de palestras é realizado mensalmente e é direcionado aos moradores de comunidades que residem próximo a unidades da Sefaz. 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here