“Café com Cidadania” discute sobre a família em sua quarta edição

59



 


 


No último sábado (29), foi realizada a quarta edição do ciclo de palestras “Café com Cidadania”. Durante a manhã de atividades, além da palestra que abordou o tema “Família”, foi realizada apresentação musical do palestrante Aldenor Menezes e de moradores da comunidade , como forma de homenagear os pais presentes pelo Dia dos Pais comemorado neste mês.  


 


A ação é uma inciativa da Fundação Sintaf em parceria com Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz) e Ong Velaumar.


 


Marcaram presença no evento os moradores da comunidade do Poço da Draga, crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto “Atitude Atletas”, conduzido por Márcio Gonçalves, estudantes do Projeto Jovem Bolsista (STDS), além de fazendários e integrantes da equipe do ProSocial. Dentre estes estão, Daisiane de Sousa, Lândia Oliveira e as fazendárias, Germana Belchior, Joelina Barros e Valéria Brasil.


 


Na abertura do evento, Joelina Barros, representando a Fundação Sintaf, agradeceu a participação expressiva do público presente e a dedicação e o trabalho desenvolvido pelas pessoas que fazem parte do ProSocial. “O tema de hoje fala sobre a família. E é na família que temos nossos grandes amores. Aprendemos com eles que amor e perdão são uma construção diária”, completou Joelina.  


Ao final, foi servido café da manhã, em kits preparados pela organização do evento, aos participantes. 


 


Família


 


A palestra proferida pelo aposentado fazendário e psicanalista, Aldenor Menezes Angelim, teve como principais assuntos discutidos as diversas questões que estão relacionadas à família, como: as relações familiares e o papel que cada membro desempenha, os valores e virtudes, a espiritualidade e a importância da comunicação, do diálogo e do afeto.


 


De acordo com Aldenor, o afeto e o diálogo são componentes importantes para que a família esteja em harmonia. “A conversa em família é algo de extrema importância. Somente a família humana conversa. E o afeto também é fundamental. O afeto que é dado pela família dura a vida toda de uma pessoa. A criança que o recebe se torna um adulto mais seguro”, analisa ele.


 


Para o morador da comunidade, José Airton Lima, que participou pela primeira vez do “Café com Cidadania”, a palestra foi muito interessante e bastante animada. “Gostei muito de ter vindo hoje. Foi alegre. Quero continuar participando. Muito bom ouvir sobre coisas novas”, comentou José. 


 


 



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here