“Café com Cidadania” discute sobre a família em sua quarta edição

No último sábado (29), foi realizada a quarta edição do ciclo de palestras “Café com Cidadania”. Durante a manhã de atividades, além da palestra que abordou o tema “Família”, foi realizada apresentação musical do palestrante Aldenor Menezes e de moradores da comunidade , como forma de homenagear os pais presentes pelo Dia dos Pais comemorado neste mês.

A ação é uma inciativa da Fundação Sintaf em parceria com Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz) e Ong Velaumar.

Marcaram presença no evento os moradores da comunidade do Poço da Draga, crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto “Atitude Atletas”, conduzido por Márcio Gonçalves, estudantes do Projeto Jovem Bolsista (STDS), além de fazendários e integrantes da equipe do ProSocial. Dentre estes estão, Daisiane de Sousa, Lândia Oliveira e as fazendárias, Germana Belchior, Joelina Barros e Valéria Brasil.

Na abertura do evento, Joelina Barros, representando a Fundação Sintaf, agradeceu a participação expressiva do público presente e a dedicação e o trabalho desenvolvido pelas pessoas que fazem parte do ProSocial. “O tema de hoje fala sobre a família. E é na família que temos nossos grandes amores. Aprendemos com eles que amor e perdão são uma construção diária”, completou Joelina.

Ao final, foi servido café da manhã, em kits preparados pela organização do evento, aos participantes.

Família

A palestra proferida pelo aposentado fazendário e psicanalista, Aldenor Menezes Angelim, teve como principais assuntos discutidos as diversas questões que estão relacionadas à família, como: as relações familiares e o papel que cada membro desempenha, os valores e virtudes, a espiritualidade e a importância da comunicação, do diálogo e do afeto.

De acordo com Aldenor, o afeto e o diálogo são componentes importantes para que a família esteja em harmonia. “A conversa em família é algo de extrema importância. Somente a família humana conversa. E o afeto também é fundamental. O afeto que é dado pela família dura a vida toda de uma pessoa. A criança que o recebe se torna um adulto mais seguro”, analisa ele.

Para o morador da comunidade, José Airton Lima, que participou pela primeira vez do “Café com Cidadania”, a palestra foi muito interessante e bastante animada. “Gostei muito de ter vindo hoje. Foi alegre. Quero continuar participando. Muito bom ouvir sobre coisas novas”, comentou José.