Parceria entre Fundação Sintaf e Secretaria da Fazenda viabiliza Estação Móvel de Serviços na comunidade Poço da Draga

Em evento ocorrido na tarde desta sexta-feira (13), na Comunidade Poço da Draga- Café Atlântico, na Praia de Iracema, a comunidade recebeu a instalação de uma Estação Móvel de Serviços, coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas. A iniciativa visa beneficiar as pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, buscando resgatar a cidadania e reduzir os danos do uso de drogas, além de promover direitos e inserção nas diversas políticas públicas. A unidade móvel ficará na comunidade do Poço da Draga nos dias 13, 20 e 27 de novembro, das 13h às 16h.

O ato contou com a participação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; dos Conselheiros da Fundação Sintaf, Lúcio Maia e Kleber Silveira; da representante da ONG Velaumar, Izabel Lima; e da representante da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Andréa Autran.

“Essa iniciativa é uma parceria entre a Fundação Sintaf e a Sefaz, no intuito de melhorar a vida das pessoas em situação de rua no entorno da Secretaria. Com o propósito de integrar os mais vulneráveis, ajudando-os a cuidarem de si através do olhar de uma política pública”, avalia a diretora-geral da Fundação Sintaf, Yvelise Sales. “Temos muito a agradecer o esforço da secretária da Fazenda(Sefaz/Ce), Fernanda Pacobahyba, da secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos(SPS), Socorro França, bem como da secretária Especial de Política sobre Drogas(SPD) Renata Marques por viabilizarem essa parceria”.

Para o membro do Conselho Fiscal da Fundação Sintaf/ diretor do Sintaf, Kleber Silveira, a unidade móvel de atendimento visa atenuar o sofrimento dos moradores daquela comunidade, que precisa de uma atuação mais forte e efetiva do poder público. “A Fundação Sintaf continuará, por meio da ONG Velaumar, auxiliando a comunidade Poço da Draga. Em 2021, contamos com o apoio e a participação dos colegas fazendários para a continuidade dos projetos, a fim de que a vida das pessoas que moram na comunidade seja melhor aquinhoada com serviços públicos e com tudo aquilo que o ser humano merece para ter uma vida digna”, completou.

# Saiba mais

A Unidade Móvel de Serviços atua por meio da distribuição de insumos (máscaras, água potável, preservativo, lubrificante, sabonete e álcool em gel); de abordagens nas ruas localizadas em seu entorno, com orientações de redução de danos; e do encaminhamento e acompanhamento do usuário para a rede de atenção, conforme demanda apresentada. O público alvo a priori são aqueles que se encontram em drogadição, mas, o acolhimento se estende ao acolhimento se estende a todos os que precisam dessa reintegração à sociedade.