Mestrado Profissional: Fundação Sintaf e Unifor estudam parceria

50


Após reunião com a Diretora Técnico-Científica da Fundação Sintaf, Germana Belchior, a Chefe da Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza, Profa. Tereza Matos, apresentou proposta de criação de Mestrado Profissional em “Gestão Internacional e Negócio” em andamento. O encontro aconteceu na última quinta-feira (12), na Unifor, em virtude da solicitação de 25 fazendários interessados em cursar mestrado na área mencionada.


 


Tereza explica que foi apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) proposta de criação de Mestrado Profissional em Gestão Internacional e Negócios, envolvendo disciplinas do Direito, Economia, Comércio Exterior e Administração. 


 


Segundo ela, a solicitação da Fundação Sintaf, devido à demanda dos fazendários, foi utilizada como fundamento para a apresentação da proposta, que pretende criar Mestrado Profissional na área de Negócios Internacionais, com duas linhas de pesquisa: 1)Gestão Internacional e Comércio Exterior e 2) Direito dos Negócios. 


 


De acordo com Tereza, também foi apresentada outra proposta de Mestrado Profissional à Capes, cuja temática se relaciona com as atividades do servidor fazendário. A área de concentração é em “Combate à corrupção, governança e jurisdição”, com duas linhas de pesquisa: 1) Corrupção, direito e sociedade e 2) Corrupção, gestão e tecnologia.


 


O prazo previsto para o resultado das propostas é setembro de 2016. O valor das mensalidades deve seguir, de acordo com Tereza, os já adotados atualmente pela Unifor no âmbito dos Mestrados Profissionais. A seleção será feita por meio de projeto de pesquisa e entrevista, sem realização de prova escrita, após aprovada a criação do curso. 


 


As aulas serão condensadas às quintas (tarde e noite), sextas (manhã e tarde) e sábado (manhã e tarde), cronograma já existente nos mestrados profissionais da Unifor. Dessa forma, a proposta também atende a interessados que não moram em Fortaleza. 


 


A Fundação Sintaf segue intermediando oportunidades de qualificação para o servidor fazendário lotado na capital e no interior, de forma que cada um decida pela temática e conveniência de curso. Mais informações acessar o site da Fundação Sintaf www.fundacaosintaf.org.br. 


 


Oportunidade


 


Nos dias 14 e 16 de junho, das 8h30 à 11h30, a Fundação Sintaf realizará a II Oficina de Pesquisa: como elaborar projeto de pesquisa. O intuito é capacitar servidores fazendários que estejam cursando ou pretendem cursar mestrado e doutorado. Segundo a Diretora Técnico-Científica da Fundação Sintaf, Germana Belchior, o projeto de pesquisa é elemento fundamental para o desenvolvimento de trabalhos científicos.


 


A oficina será ministrada pela Diretora que é Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Auditora Fiscal Jurídica da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Professora do Curso de Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade 7 de Setembro. 


 


Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas no site da Fundação Sintaf, neste link. É solicitada, ainda, a doação de 1 (um) livro infantil ou histórias em quadrinhos (HQs) para a estruturação de biblioteca comunitária na comunidade do Poço da Draga, que deverá ser entregue no dia da formação. 


 


A iniciativa, além de fomentar o conhecimento e a pesquisa entre os servidores fazendários, fortalece o voluntariado, importante eixo do Projeto de Inclusão Social da Fundação Sintaf, o ProSocial.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here