“Império do Bacamarte” celebra os 30 anos da 1ª edição em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Obra de Joaryvar Macedo, a mais ampla abordagem sobre o coronelismo no Cariri cearense, será apresentada pelo poeta Dimas Macedo. Evento é uma iniciativa do presidente Evandro Leitão, atendendo requerimento da Fundação SINTAF, e prestará várias homenagens. Presenças ilustres da secretária da Fazenda Fernanda Pacobahyba e do ex-governador Gonzaga Mota, entre outros.

O livro “Império do Bacamarte”, do escritor Joaryvar Macedo das Lavras da Mangabeira, foi lançado há três décadas pelas Edições UFC e ganha nova roupagem física em 2022. Para celebrar a obra e a vida do autor, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por iniciativa do presidente Evandro Leitão em requerimento da Fundação Sintaf, promove Sessão Solene às 18 horas do dia 19 de maio, no Plenário 13 de Maio. Livro estará disponível para venda na ocasião.

Há muito em falta nas livrarias, e bastante procurado por historiadores, pesquisadores e interessados no tema abordado por Joaryvar, “Império do Bacamarte” é considerado um marco na historiografia política cearense. “Leitura obrigatória, fonte inesgotável de elementos para revisão histórica do Cariri conflagrado pelo mando dos coronéis e seus grupos, nesta fase da vida da região sul do Ceará, com reflexos sobre os estados vizinhos”, assegura Renato Casimiro na apresentação do livro.

O autor

Joaryvar Macedo, escritor inquieto, autor de extensa obra literária (33 publicações), notabilizou-se como um dos mais autênticos pesquisadores da história cearense, sendo agraciado – em caráter post-mortem – com a Medalha José de Alencar, honraria maior concedida a um intelectual no Estado. Foi professor universitário, membro da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Genealógico Brasileiro, além de Secretário de Cultura e Desporto no Governo Gonzaga Mota.

Gratos pela divulgação.

Serviço

Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em comemoração aos 30 anos de lançamento do livro “Império do Bacamarte”, de Joaryvar Macedo

– Dia 19 de maio/2022