I Fórum de Educação Fiscal e Cidadania é realizado pela Fundação Sintaf em parceria com a Sefaz

69



 


 


O I Fórum de Educação Fiscal e Cidadania, promovido pela Fundação Sintaf em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental, reuniu, na última sexta-feira (11), fazendários, professores, estudantes e demais interessados para discutir sobre “A Tributação do Brasil no século XXI”. 


 


O professor da Universidade do Vale dos Sinos (RS), Marciano Buffon, proferiu palestra sobre o tema do evento. Foi lançada, também, na ocasião, a coleção de livros “Educação Fiscal e Cidadania”, idealizada pela Sefaz e a Fundação Demócrito Rocha.


 


Compuseram a mesa de abertura do fórum, o diretor geral da Fundação Sintaf, Paulo Rossano, a coordenadora de Administração Tributária da Sefaz, Liana Machado, a orientadora da Célula de Educação Fiscal da Secretaria de Finanças do Munícipio (Sefin), Fátima Gondim, o Delegado Adjunto da Receita Federal, Edilberto Porto, e a diretora da CENTRESAF/CE, Maria Margarida de Souza. 


 



 


Tributação no Brasil e Educação Fiscal


 


O professor da Universidade do Vale dos Sinos (RS), Marciano Buffon, em sua palestra, fez um breve histórico acerca das realizações do Estado em busca de promover a proteção dos direitos do cidadão. Enfatizou, também, a necessidade dos cidadãos estarem mais atentos com as questões tributárias e a importância do exercício da cidadania fiscal.


 


“Pensamos que o dinheiro público não é nosso, e sim do governante. Mas, o interesse público é indisponível. Temos que recuperar a concepção republicana de que a coisa pública é de todos”, afirma o professor. 


 



 


Após a palestra, foi lançada a coleção de livros “Educação Fiscal e Cidadania”, produzida pela Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental (Ceduf) da Sefaz e a Fundação Demócrito Rocha. A coleção é composta de 5 livros direcionados para estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior. 


 


Em seguida, foi iniciada uma roda de conversa com os autores dos livros, que partilharam a suas experiências durante o desenvolvimento das obras. São eles: Raymundo Netto, Fátima Gondim, Valdinar Custódio Filho, Leonardo Costa, Rosendo Freitas de Amorim, Marcelo Lettieri Siqueira e Lindalva da Costa. 


 


O jornalista e autor de um dos livros, Leonardo Costa, ressaltou, em sua fala, o desafio de escrever sobre tributos de forma atrativa e em uma linguagem acessível para todos. “Dessa forma, dá a possibilidade de atingir o maior número de pessoas. Não basta apenas nós nos sensibilizarmos com esses temas, devemos sensibilizar outras pessoas também”, comenta ele.


 



 


Os livros da coleção “Educação Fiscal e Cidadania” se encontram disponíveis para download. Os interessados devem acessar o portal da Educação Fiscal do Ceará no site da Sefaz. Acesse o link


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here