Fundação Sintaf participa do IV Encontro de Psicólogos no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA)

97


 



 


 


O IV Encontro de Psicólogos dos Hospitais da Rede Sesa (Secretaria de Saúde do Ceará), evento apoiado pela Fundação Sintaf e Conselho Regional de Psicologia, foi realizado na manhã desta segunda-feira (24), no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA). A Diretora Técnico-Científica da Fundação Sintaf, Germana Belchior, esteve presente, na ocasião, compondo a mesa de abertura do encontro.  


 


Participaram da mesa, também, a Diretora Geral do HGWA, Dra. Fernanda Colares, a Diretora de Processos Assistenciais SAD, Dra. Ursula Elizabeth Martine, e a Gerente de Terapias Integradas do instituto de Saúde e Gestão Pública (ISGH), Adriana de Oliveira. 


 


Em sua fala, Germana reafirmou o empenho da Fundação Sintaf em realizar parcerias no intuito de desenvolver atividades para os fazendários e demais setores da sociedade. De acordo com a diretora, a instituição que foi constituída pelo Sindicato dos Fazendários (Sintaf), tem como um dos principais eixos de atuação, o desenvolvimento técnico e científico de profissionais das mais diversas áreas. 


 


A diretora falou sobre os bons resultados que a Fundação Sintaf vem obtendo com os cursos, na área de Psicologia, promovidos pela instituição em parceria com a Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). “No próximo ano, além dos cursos que já estão em andamento, também iremos disponibilizar uma especialização na área de Psicologia Hospitalar”, afirma ela. 


 


Germana ressaltou, também, a importância dos profissionais da área da saúde estarem atentos aos gastos públicos na área. “É importante promover reflexões críticas sobre esse assunto e entender a valorização que é dada, hoje, à saúde. É uma forma de contribuir com o desenvolvimento do trabalho de vocês”, enfatiza.


 


Encerrando seu discurso, a diretora sugeriu a realização de um curso de Educação Fiscal voltado para os profissionais de saúde. “É importante o conhecimento dos profissionais sobre educação fiscal, a fim de que entendam por que pagamos tributos, como funciona a relação do Estado e sociedade e a questão da gestão democrática dos recursos públicos”,  destaca Germana. 


 


 



 


 


O evento prosseguiu, durante todo o dia, com palestras e mesas redondas que abordaram temas como a interdisciplinaridade, o Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios e avanços da Psicologia nas unidades de saúde.


 


Realizado desde 2012, o encontro tem como objetivo promover discussões acerca da prática profissional em psicologia hospitalar, assim como da necessidade de oferecer aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da rede Sesa.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here