Fundação Sintaf em parceria com a Esaf promove Curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas

O Curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas, promovido pela Fundação Sintaf em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), teve início na última terça-feira (17) com evento de abertura, na sede da Esaf.  A capacitação tem o apoio de instituições e órgãos como a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria das Finanças da Prefeitura de Fortaleza (Sefin), Receita Federal do Brasil, Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Sindifisco Nacional – Ds Ceará e Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC).

Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes o Presidente do Conselho Curador da Fundação Sintaf, Alexandre Cialdini, o fazendário e Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Ceará (Gefe), Argemiro Torres e a Diretora Regional da Esaf, Margarida de Sousa como representantes das instituições realizadoras e parceiras.

Em seguida, o economista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Roberto Afonso, proferiu palestra inaugural, por meio de videoconferência, sobre o tema “Diante da atual conjuntura econômica, qual é a relação da crise fiscal com a cidadania?”.

Após exposição, foi realizado debate com a participação do Superintendente Regional da Receita Federal da 3ª Região, João Batista Barros da Silva Filho, como moderador, e do Auditor Fiscal da Receita Federal e Professor do Caen/UFC, Marcelo Lettieri.

Nesta quarta-feira (18), no segundo dia de atividades, Marcelo Lettieri ministrou módulo do curso que abordou os temas “Quem paga a conta da Tributação no Brasil?” e “O que está por trás das reformas tributárias?”.

A capacitação segue até dia 2 de junho com aulas nas terças, quartas e quintas-feiras. O objetivo do curso é propiciar aos profissionais de comunicação conhecimento especializado na área fiscal, facilitando a difusão de informações que possibilitem a constituição da consciência cidadã, e a abordagem de aspectos relacionados às Finanças Públicas e à Educação Fiscal.

Ao final do curso, os participantes, que obtiverem 75% de frequência, receberão certificados emitidos pela Esaf, em parceria com a Fundação Sintaf, com carga horária de 30h e irão elaborar artigo de opinião sobre assuntos discutidos ao longo da capacitação.