Fundação Sintaf e Tribunal de Contas do Estado (TCE) estudam parceria

Os Diretores da Fundação Sintaf, Alexandre Cialdini e Germana Belchior, estiveram reunidos na última sexta-feira (10) com o presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), Edilberto Pontes, para discutir sobre a possibilidade de firmar termo de cooperação técnica.

A reunião teve como principal intuito debater sobre formas de fomentar a educação fiscal por meio da parceria entre a Fundação Sintaf e o TCE, bem como viabilizar cursos de capacitações nas áreas de atuação das duas instituições. Na ocasião, também esteve presente o coordenador do Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe), Argemiro Torres, e o assessor do Presidente do TCE, Gabriel Teixeira.

Segundo Argemiro, o Programa de Educação Fiscal no Ceará (PEF) já existe há 18 anos e é desenvolvido pelo Gefe, parceiro da Fundação Sintaf. Em 2015, foi lançada a coleção “Educação Fiscal e Cidadania”, que é composta de 5 livros direcionados para estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior.

Germana explica que os assuntos tratados no material didático abordam a Educação Fiscal no Contexto Social, a Relação Estado- Sociedade, a Função Social do Tributo e a Gestão Democrática dos Recursos Públicos. De acordo com ela, além da atuação do PEF em escolas e universidades, a ideia é que Educação Fiscal possa fazer parte do currículo de cursos de graduação e se difunda entre os vários segmentos da sociedade.

Alexandre enfatiza, ainda, a importância da parceria entre a Fundação Sintaf e o TCE no fortalecimento e na disseminação da educação fiscal e das temáticas ligadas à área tributária e ao controle social, utilizando os mais diversos meios de comunicação e de inovação tecnológica.