Fundação Sintaf e Instituto O Direito por Um Planeta Verde realizarão Simpósio de Direito Ambiental

A Fundação Sintaf e o Instituto O Direito por Um Planeta Verde (IDPV) promovem nos próximos dias 26 e 27 de novembro o “I Simpósio de Direito Ambiental da Região Nordeste: os impactos das mudanças climáticas no Nordeste brasileiro”, que ocorrerá na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizada na Rua Barbosa de Freitas s/n (anexo 2 da Assembleia Legislativa), no Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes, 6º andar.

O evento será realizado em parceria com o Grupo de Direito Internacional Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

Tendo em vista os impactos causados nos diversos setores da sociedade pela complexidade das mudanças climáticas, o “I Simpósio de Direito Ambiental da Região Nordeste: os impactos das mudanças climáticas no Nordeste brasileiro” tem o objetivo de proporcionar um debate crítico e reflexivo sobre os impactos das mudanças climáticas na Região Nordeste, de modo a contribuir para a elaboração de políticas públicas regionais e locais e fomentar uma articulação social para o enfrentamento das mudanças do clima.

O Simpósio é direcionado para pesquisadores e profissionais da área de Direito Ambiental, universitários, representantes do Poder Público e do setor empresarial, bem como todos da sociedade interessados na temática.

Durante os dois dias do evento, serão exibidos painéis temáticos formados por representantes das instituições parceiras. Haverá, também, apresentação de teses científicas, que serão avaliadas por meio de chamada específica, a fim de que estudantes da graduação e da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e profissionais apresentem suas pesquisas dentro da temática das mudanças climáticas e das particularidades do Nordeste brasileiro. O envio de teses poderá ser feito até o dia 23 de outubro.

Os interessados em participar do evento devem realizar sua inscrição no site da Fundação Sintaf. Já os pesquisadores que irão apresentar suas teses, devem conferir o Edital de Normas para Apresentação de Teses e preencher a Ficha de Inscrição de Tese. Após aprovação das teses, automaticamente os pesquisadores estarão inscritos no Simpósio.

Para mais informações, entre em contato por meio dos e-mails simposio.idpvnordeste2015@gmail.com e fundacao@fundacaosintaf.org.br ou pelo telefone (85) 3223.6644.

Programação:

Dia 26 de novembro (quinta-feira)

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9:30h – Abertura

9:30h às 12h – Painel I “Mudanças climáticas e seus impactos na região Nordeste: um panorama geral”

14h às 15:30h – Painel II “Mudanças Climáticas, Justiça Ambiental e Vulnerabilidade no Nordeste”

16h às 17:30h – Painel III “Mudanças Climáticas, Água e os Recursos Marinhos: do global ao local”

Dia 27 de novembro (sexta-feira)

9h às 10:30h – Painel IV “Mudanças climáticas e desertificação: uma interface entre as políticas públicas”

10:45h às 12:15h – Painel V “Instrumentos econômicos, financiamento e mudanças climáticas”

14h às 16:30h – Apresentação de teses

16:30h às 17h – I Encontro dos Pesquisadores de Direito Ambiental da Região Nordeste