Fundação Sintaf e Iepro/Uece promoverão Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos para fazendários da Região do Cariri

A Fundação Sintaf em parceria com o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro) promoverá Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos (MPGNT) na Região do Cariri para fazendários filiados ao Sindicato dos Fazendários (Sintaf). A parceria foi firmada na manhã desta quarta-feira (22) em reunião na Fundação Sintaf.

Na ocasião, estiveram presentes, a Diretora Técnico-Científica da Fundação Sintaf, Germana Belchior, o Diretor do Sintaf, Carlos Brasil, o fazendário e mestrando na Uece, Paulo Rossano, e representante do Iepro, Prof. Fábio Perdigão. Segundo Germana, a formalização da parceria entre a Fundação Sintaf e o Iepro, com interveniência do Sintaf, será firmada por meio de termo de cooperação técnica.

O curso é voltado para fazendários graduados nas mais diversas áreas que tenham interesse em cursar mestrado na área de gestão de negócios e territórios turísticos. O edital de seleção será publicado no início de julho, no site da Fundação Sintaf www.fundacaosintaf.org.br.

O processo seletivo, que deverá ocorrer em agosto, consistirá em prova escrita e entrevista e as aulas começarão em setembro. A ideia é que as aulas sejam realizadas no auditório da Cexat de Juazeiro do Norte nas sextas-feiras à noite, sábado o dia todo e domingo pela manhã, totalizando 15h/aula por final de semana.

O Mestrado conta com duas linhas de pesquisa: 1) Turismo, Território e Desenvolvimento Local; 2) Política, Estratégia e Gestão dos Negócios Turísticos. As disciplinas serão modulares. Ao todo, o curso exige cumprimento de 60 créditos, equivalendo 900 horas, de acordo com a seguinte estrutura curricular: 30 créditos teóricos e práticos em disciplinas obrigatórias e optativas e 30 créditos equivalentes à dissertação.

O MPGNT tem como objetivos capacitar gestores públicos e privados em gestão de negócios e territórios turísticos em termos de pós-graduação stricto sensu, cobrindo uma coluna do mercado profissional e aumentando a capacidade de desenvolvimento da atividade turística no Estado e na região Norte e Nordeste do país, analisar processos de produção territorial, impactos socioambientais e políticas públicas e privadas decorrentes dos negócios turísticos, compreender o turismo como processo de desenvolvimento regional e local e avaliar políticas, públicas, privadas e alternativas de turismo no Brasil, dentre outras.

Em breve mais informações sobre valores e datas serão divulgadas. Quaisquer dúvidas entrar em contato pelos telefones (85) 992232180 e 32236644 ou pelo email fundacao@fundacaosintaf.org.br.