Estão abertas inscrições para Cursos de Mestrado e Doutorado na Universidade de Lisboa

A Fundação Sintaf em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), e com apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), viabilizarão Cursos de Mestrado e Doutorado em várias áreas de concentração. Em reunião na última semana, no dia 27 de junho, os Diretores da Fundação Sintaf, Alexandre Cialdini, Germana Belchior e Saulo Braga, apresentaram aos fazendários informações mais detalhadas sobre os cursos ofertados, valores e cronograma.

Estiveram presentes também na ocasião, o Diretor do Sintaf, Carlos Brasil, e os conselheiros da Fundação Sintaf, que são doutorandos no ISCSP, Imaculada Vidal e Wildys de Oliveira.

Parceria

A oportunidade é voltada para fazendários filiados ao Sintaf que pretendem cursar Mestrado ou Doutorado nas seguintes áreas de concentração do ISCSP: 1) Mestrado: Política de Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Política Social e Relações Internacionais; 2) Doutorado: Administração Pública, Política Social e Comportamento Organizacional.

Os cursos ofertados foram viabilizados por meio do protocolo de cooperação entre a Fundação Sintaf e o ISCSP que tem como finalidade promover a cooperação entre as duas instituições com o objetivo de realizar, conjuntamente, atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum, dentre elas: investigação, formação e docência, cooperação técnica, projetos conjuntos, intercâmbio de pessoal docente, intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, documentação e informação.

Cursos

A duração do Mestrado é de 2 anos e do Doutorado é de 3 anos. Ambos os cursos têm reconhecimento no Brasil em virtude de convênios e parcerias que o ISCSP tem estabelecido com outras instituições de ensino brasileiras como Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os candidatos que pretendem cursar Doutorado devem possuir o título de mestre para evitar problemas no processo de validação do curso no Brasil. Entretanto, o reconhecimento e equivalência do curso de mestrado e doutorado devem ser solicitados individualmente, de acordo com os critérios específicos das universidades brasileiras.

A Diretora Técnico-Científica, Germana Belchior, ainda esclarece que os interessados em cursar Mestrado e Doutorado no ISCSP não poderão “aproveitar” disciplinas de um curso para o outro.

Inscrição e Matrícula

Para se inscrever, os candidatos devem enviar a documentação necessária para o email da Fundação Sintaf, fundacao@fundacaosintaf.org.br, até o dia 15 de julho. Os documentos são: Cópia do documento de identificação, Curriculum Vitae (ou o Currículo Lattes do CNPQ), Cópia do cartão de identificação fiscal ou cartão do cidadão (CPF), Certificados que comprovem as habilitações escolares do candidato (graduação, especialização, mestrado…), Ficha de inscrição preenchida (segue abaixo).

A cada ano, será necessário realizar a matrícula para os cursos. Dessa forma, o mestrando ou doutorando, irá pagar o curso anualmente. Em caso de desistência ou necessidade de trancamento, o aluno desistente deverá apenas não realizar sua matrícula para o período seguinte, não gerando ônus para o restante dos alunos.

A matrícula dos selecionados será feita pela Fundação Sintaf em setembro. A instituição entrará em contato para solicitar o pagamento da taxa de matrícula no valor de 100 euros.

Mais informações entrar em contato com a Fundação Sintaf pelos números 992232180 e 32236644 ou pelo email fundacao@fundacaosintaf.org. Acesse também nosso site www.fundacaosintaf.org.br e visite nosso perfil no Facebook e Instagram (@fundacaosintaf).