Curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas será promovido pela Fundação Sintaf e Esaf a partir do dia 17 de maio

56


A Fundação Sintaf e o Centro Regional do Ceará da Escola de Administração Fazendária (Esaf), com apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza (Sefin), Receita Federal do Brasil, Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Sindifisco Nacional – Ds Ceará e Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC), realizarão, dos dias 17 de maio a 2 de junho, o Curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas. 


 


O objetivo do curso é propiciar aos profissionais de comunicação conhecimento especializado na área fiscal, facilitando a difusão de informações que possibilitem a constituição da consciência cidadã, e a abordagem de aspectos relacionados às Finanças Públicas e à Educação Fiscal. Dessa forma, a capacitação é voltada para jornalistas de impresso, tv e rádio, assessores de comunicação e demais profissionais da área. 


 


As aulas acontecerão no período da manhã, na Esaf-Ce, com aulas expositivas e debate interativo sobre os temas envolvidos. O curso será ministrado por profissionais com pós-graduação em Economia, Direito e Contabilidade, além de professores universitários e servidores da administração tributária das três esferas de governo. 


 


Serão utilizadas nas aulas, também, matérias publicadas em veículos de comunicação, com intuito de contextualizar os assuntos abordados e relacioná-los com as atividades dos jornalistas.


 


Para participar do curso, os interessados devem realizar sua inscrição no site da Fundação Sintaf, www.fundacaosintaf.org.br, e doar dois livros de literatura infanto-juvenil para a biblioteca da Comunidade do Poço da Draga, que podem ser entregues no primeiro dia da capacitação.  O número de vagas é limitado. 


 


Os participantes, que obtiverem 75% de frequência, receberão certificados emitidos pela Esaf, em parceria com a Fundação Sintaf, com carga horária de 30h. 


 


 


Serviço


 


Curso: Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas. 


 


Dias e horário: 17 de maio a 2 de junho, das 8h30 às 12h.


 


Local: Esaf-Ce, localizada na Rua Barão de Aracati, nº 909, 1º andar, Aldeota.  


 


Contato: (85) 3223.6644/ (85) 992232180/ fundacao@fundacaosintaf.org.br/ Fanpage: Fundação Sintaf/ Instagram: @fundacaosintaf


 


 


Programação


 


1º dia (17/05)


 


8:30h-9:30h: Abertura e apresentação do Curso (Representantes das instituições parceiras)


 


10h: Palestra inaugural (videoconferência) – Diante da atual conjuntura econômica, qual é a relação da crise fiscal com a cidadania?


 


Videoconferencista: José Roberto Afonso (economista e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV)


 


Moderador: João Batista Barros da Silva Filho (Superintendente Regional da Receita Federal da 3a Região) 


 


Debatedor: Marcelo Lettieri (Auditor Fiscal da Receita Federal / Professor do Caen/UFC)


 


2º dia (18/05)


 


8:30h-10h: Quem paga a conta da tributação no Brasil? (Marcelo Lettieri -Auditor Fiscal da Receita Federal / Professor do Caen/UFC)


 


10:30h-12h: O que está por trás das reformas tributárias? (Marcelo Lettieri – Auditor Fiscal da Receita Federal / Professor do Caen/UFC)


 


3º dia (19/05)


 


8:30h-10h: Mesa redonda – É possível a Educação Fiscal em tempos de crise? (Fátima Gondim– Sefin/FOR; Imaculada Vidal – Sefaz/CE e Paulo Régis Arcanjo – RFB/CE)


 


10h30-12h: O tributo pode ser utilizado para proteger o meio ambiente? (Fernanda Pacobahyba / Sefaz-CE / Professora da Unifor e Germana Belchior / Sefaz-CE; Fundação Sintaf e Professora da FA7)


 


4º dia (24/05)


 


8:30h-12h: Como se dá o debate do equilíbrio previdenciário? (João Luís Gondim – Superintendente Adjunto da Receita Federal e Gilson Fernando – Auditor Fiscal da Receita Federal Aposentado/CE)


 


5º dia (25/05)


 


8:30h-10h – Contas Públicas: Qual é o papel do Tribunal de Contas? (Edilberto Pontes Lima – Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará -TCE)


 


10:30h-12h: Como exercer o controle social das contas públicas? (Dionísio Carvalhedo Barbosa– Auditor Fiscal da RFB) 


 


6º dia (31/05)


 


8:30h-12h: Como funcionam os Fiscos no Brasil? 


 


8:30h às 9:30h – Jurandir Gurgel Gondim Filho (Secretário de Finanças de Fortaleza)


 


9:30h às 10:30h – Carlos Mauro Benevides Filho (Secretário da Fazenda do Estado do Ceará)


 


11h às 12h – João Batista Barros da Silva Filho (Superintendente Regional da Receita Federal da 3a Região)


 


7º dia (01/06)


 


8:30-10h: O que o Governo nos conta na Contabilidade Pública? (Saulo Braga / Auditor Contábil-Financeiro da Sefaz/CE e Diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Sintaf)


 


10:30h-12h: Incentivos fiscais: quem precisa? Vale a pena tributar o sal? (Alexandre Cialdini / Auditor Fiscal da Sefaz/CE; Presidente do Conselho Curador da Fundação Sintaf e Professor Universitário)


 


8º dia (02/06)


 


8:30h-10h: Como medir a pobreza e desigualdade? Esse é um problema para o desenvolvimento ou é possível desenvolver com pobreza e desigualdade? (Flávio Ataliba / Diretor Geral do Ipece e Professor do Caen/UFC) 


 


10:30h-12h: Para que um Observatório de Finanças Públicas do Ceará? (Carlos Eduardo Marino; Germana Belchior e Lúcio Maia / Pesquisadores do Ofice / Fundação Sintaf)


 


 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here