Curso de “Contação de histórias” é ministrado na Fundação Sintaf

72



 


 


Na última semana, durante os dias 2 e 3 de junho, foi realizado na Fundação Sintaf o curso “Contação de Histórias” orientado pela fazendária, cantora e contadora de histórias, Vera Camelo. O curso, em seu módulo básico, contou com diversas técnicas que são utilizadas para desenvolver a capacidade de ser narrador e, segundo Vera, ser também o herói da sua própria história. “É uma forma de você se conhecer. Ter noção de que você é um contador de histórias nato”, enfatiza ela.


 


A contação de histórias, de acordo com Vera, exige bastante pesquisa e quando necessário o uso de acessórios ou instrumentos que permitam a imersão do ouvinte na história contada. Nesse intuito, foram trabalhados no curso a dicção, leitura, memória e criatividade dos alunos. Além de exercícios onde todos apresentaram algum conto escrito no momento da aula. 


 


A funcionária da Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC), Elane Silva, aproveitou a oportunidade de fazer o curso para aperfeiçoar o que já conhece sobre contação de histórias. “Tenho um grupo de teatro e trabalho em eventos da Igreja com crianças. Então o curso está contribuindo muito. A dinâmica que ela (a professora) utiliza é muito boa”, comenta Elane. 


 


Já para a fazendária, Juliana Xavier, a intenção é iniciar algum trabalho social em que possa aplicar o que foi aprendido no curso. “Gostaria de fazer parte de um trabalho com contação de histórias. Como sei do trabalho da Fundação no Poço da Draga, fiquei incentivada em vir fazer o curso”, relata Juliana. 


 


Vera é voluntária em ações sociais desenvolvidas pela “Casa do Amigo Jesus” atuando como contadora de histórias. Ela gravou Cds e escreveu o livro “Casa dos Sonhos”, onde de forma lúdica fala para crianças sobre princípios e valores. 


 


Além do módulo básico, aplicado no curso, Vera explica que há também o módulo especializado que é utilizado não somente em trabalhos sociais, como também para a cura, de acordo com estudos de diversos psicanalistas.  


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here