Curso de Banco de Dados Access é realizado na Cexat de Sobral

Foi realizado na última semana, dos dias 13 a 15 de junho, o Curso de Banco de Dados Access, voltado para a raiz do Laboratório Fiscal em Sobral, promovido pela Fundação Sintaf e o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), em parceria com a Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O Diretor do Sintaf e membro do Conselho Curador da Fundação Sintaf, Carlos Brasil, esteve presente na abertura do curso, no dia 13, na Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) de Sobral.

Facilitado pelo colaborador da Cesec, Daniel Victor Medeiros, o curso teve como objetivo capacitar os fazendários que atuam nas Cexats/Nuats a realizar auditorias fiscais com base em banco de dados. Com carga horária de 24h, a capacitação foi direcionada para fazendários lotados nas Cexats de Sobral, Tianguá, Crateús e Itapipoca.

Segundo o orientador da Cexat Sobral, Edson de Lima, devido ao trabalho de monitoramento fiscal, análise contábil e fiscalização nas unidades, é fundamental que os fazendários saibam como interpretar os dados eletrônicos fornecidos e armazenados pelos contribuintes.

Para Edson, a capacitação também auxiliará os servidores a estarem habilitados e treinados a usar ferramentas úteis no acompanhamento, monitoramento e auditoria fiscal e contábil de empresas comerciais e industriais do Estado do Ceará, assim como, identificar omissões de obrigações por meio de relatórios estatísticos, coletados dos bandos de dados disponíveis nos sistemas corporativos da Sefaz.

A iniciativa faz parte das ações da Fundação Sintaf na área técnico-científica que visam a promover continuamente o aperfeiçoamento intelectual e profissional de servidores fazendários e da sociedade em geral, bem como contribuir para o aprimoramento da Administração Pública.