Curso de “Atuação Multidisciplinar em Oncologia” da Fundação Sintaf e Unipace é concluído

No último dia 4 de julho, aconteceu o encerramento do curso “Atuação Multidisciplinar em Oncologia” promovido pela parceria entre Fundação Sintaf e Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A capacitação teve início no dia 30 de maio e foi direcionado para profissionais e estudantes de cursos da área da saúde.

Com aulas realizadas na sede da Unipace, o curso teve o intuito de qualificar estudantes e profissionais para atuações mais contextualizadas em Oncologia que se trata da especialidade que estuda o câncer e necessita da atuação de diversos profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros.

De acordo com o professor do curso e psicólogo, Rafael Bruno Torres, a complexidade da Oncologia exige profissionais capacitados e que saibam realizar um cuidado integral em saúde. Ele explica que a atuação multidisciplinar em Oncologia é importante, já que o adoecimento por câncer e seu consequente tratamento é um tema cada vez mais presente na realidade da saúde, a nível mundial.

A aluna do curso e enfermeira da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Suziane Naíris de Souza, ressalta a importância de cursos que capacitem profissionais para atuar no cuidado e tratamento de pacientes oncológicos. “A proposta do curso foi bastante interessante, no que diz respeito à atuação da equipe multiprofissional, pois cada profissional atuará em sua área específica para a melhoria e manutenção do estado de saúde do indivíduo”, avalia Suziane.

Os 42 alunos concludentes receberam, ao final do curso, certificados de conclusão emitidos pela Fundação Sintaf e Unipace.