Café com Cidadania fala sobre esporte em mais uma edição do ciclo de palestras

A Fundação Sintaf realizou, no último sábado (7), no Pavilhão Café Atlântico, na comunidade do Poço da Draga, a sexta edição do Café com Cidadania, ciclo de palestras promovido pelo Projeto de Inclusão Social da Fundação Sintaf, o ProSocial. Além da palestra proferida pelo Deputado Evandro Leitão sobre “Os benefícios da prática de esporte para o cidadão”, houve momento lúdico com a educadora física Gardênia Viana que conduziu uma aula de zumba e, ao final, um delicioso lanche foi servido aos participantes.

A ação é uma iniciativa da Fundação Sintaf em parceria com Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Associação dos Aposentados Fazendários (AAFEC), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz) e Ong Velaumar. Nesta edição, o Café com Cidadania recebeu apoio, também, do Restaurante L´Escale, Doca Embalagens e Felicitá Buffet.

O evento contou com a participação de fazendários, moradores da comunidade do Poço da Draga e de crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Atitude Atletas. Estiveram presentes na ocasião, os conselheiros da Fundação Sintaf, Valéria Brasil, Susie Marino, Yolita Sá , Juliana Moura e Carlos Eduardo Marino, o Diretor do Sintaf, Carlos Brasil, a Diretora Técnico-Científica, Germana Belchior, e a fazendária e integrante do ProSocial, Joelina Barros.

Esporte e Cidadania

Em mais uma manhã de atividades, o Café com Cidadania contou com atividade lúdica voltada para a prática de exercício físico. A educadora física Gardênia Viana conduziu uma aula de zumba que movimentou o Café Atlântico. Ao som de músicas envolventes, a aula mesclou dança e movimentos aeróbicos.

Em seguida, Evandro Leitão deu início à palestra que abordou os benefícios que a prática de esportes ou qualquer atividade física pode trazer para a vida dos cidadãos. De acordo com ele, o esporte possibilita que o atleta ou qualquer pessoa que pratique uma atividade esportiva, por pelo menos 30 minutos diários, possa ter melhor qualidade de vida, superar problemas de saúde, ser incluído socialmente e adquirir qualidades como disciplina, foco e determinação.

“Dificilmente pessoas que praticam esporte vão estar envolvidas com atividades ilícitas, como o uso de drogas, por exemplo. O esporte tira jovens do ócio, da criminalidade e da marginalidade e dá a oportunidade deles mostrarem o potencial que possuem”, ressalta o deputado.

Evandro, ainda, falou aos jovens presentes que por meio do esporte é possível conquistar seu espaço na sociedade. “Utilizem o esporte, seja o vôlei, futebol, futsal, surf ou qualquer outro esporte para que possam aprender a ter uma vida saudável, respeito aos outros, foco e disciplina”, afirma ele.

A próxima edição do Café com Cidadania será realizada no início dezembro. O ciclo de palestras é realizado mensalmente e é direcionado aos moradores de comunidades que residem próximo a unidades da Sefaz. A cada edição, são abordados temas diversos de interesse público.