Café com Cidadania: Ciclo de palestras fala sobre inclusão e cidadania em projetos sociais na sua 10ª edição

62



 


Mais uma edição “Café com Cidadania” foi realizada no último dia 23 de abril, na comunidade do Poço da Draga, e discutiu o tema “Projeto Social: inclusão com cidadania”. O palestrante convidado, nesta 10ª edição, foi o educador físico Márcio Gonçalves, que atua em projetos de iniciativa própria e em parceria com instituições públicas e privadas. 


 


O Café com Cidadania é uma iniciativa do Projeto de Inclusão Social da Fundação Sintaf, o ProSocial, promovido pela parceria entre  a Fundação Sintaf, o Sindicato dos Fazendários (Sintaf) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).  O evento também conta com apoio da Ong Velaumar, Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC) e do Restaurante L’escale. 


 


Estiveram presentes no evento, os diretores da Fundação Sintaf, Saulo Braga e Susie Marino, a conselheira da Fundação, Valéria Passos e as integrante do ProSocial, Dayse Oliveira e Silvana Alcântara. Também participaram do Café com Cidadania os alunos do Projeto Atitude Atletas, desenvolvido por Márcio, e moradores do Poço da Draga.


 


Inclusão e Cidadania


 


Márcio discutiu um pouco em sua palestra sobre o papel dos projetos sociais dentro das comunidades e a importância que eles têm na construção de uma sociedade justa e cidadã. De acordo com o educador físico, o projeto social tem como tarefa principal exercitar a cidadania. “Não existe cidadania sem o exercício de direitos e deveres e conviver de forma justa socialmente em comunidade”, afirma ele. Para Márcio, é fundamental que projetos sociais mantenham relação uns com os outros. 


 


Foi realizado, ainda, momento lúdico com a professora de yoga integral e instrutora de meditação, Márjorie Serra. A professora estimulou os participantes a exercitar alguns movimentos de relaxamento e introspecção ao som de músicas instrumentais. Em seguida, foi servido lanche a todos. 


 


O próximo evento do Café com Cidadania será realizado no dia 28 de maio. 


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here