Café com Cidadania aborda o tema “Saúde Bucal” em segunda palestra da ação

76



 


No último sábado, dia 27 de junho, foi realizada mais uma palestra do Café com Cidadania, iniciativa promovida pelo Projeto de Inclusão Social da Fundação Sintaf, ProSocial, em parceria com Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e ONG Velaumar. 


 


Nesta segunda palestra do Café com Cidadania, o tema abordado foi “Saúde Bucal”. Moradores de comunidades locais, como Poço da Draga e Moura Brasil, crianças e adolescentes do projeto “Atitude Atletas” e fazendários participaram do evento. 


 


Colaborando com organização da ação, estiveram presentes também integrantes do projeto ProSocial:  Susie Marino, Yolita Sá, Yvelise Benzi e Joelina Barros, Karla Benevides,  Daysiane Sousa e Lândia Oliveira. 


 


Além das entidades parceiras, ofereceu apoio para a realização do evento a empresa Uniodonto que forneceu uma unidade móvel de assistência odontológica para o atendimento do público e distribuiu kits odontológicos que também foram doados pela dentista Marta Belchior e pela palestrante do evento e dentista, Tayana Rodrigues Vieira. 


 


Para a diretora da Fundação Sintaf, Joelina Barros, é fundamental ter acesso ao conhecimento de diversos assuntos que são expostos por ótimos profissionais. “Quando a gente se alimenta com o que é bom, o que vai sair da gente serão somente coisas boas ”, reflete a diretora em sua fala durante a abertura do evento.  


 


Saúde Bucal


 


Dando início à palestra, estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) que fazem parte do Núcleo de Pesquisa e Extensão Clínica (Nupec) encenaram a peça “3 dentinhos e o bichinho da cárie”. Em seguida o capitão da Marinha e dentista, Luciano Almeida, falou para as crianças e adolescentes presentes sobre a importância da saúde bucal no desempenho do atleta. O Cap. Dr. Luciano atende voluntariamente os meninos e meninas que participam do projeto “Atitude Atletas”, conduzido por Márcio Gonçalves na comunidade Poço da Draga.   


 


 



 


 


A palestra “Saúde Bucal” foi apresentada pela cirurgiã-dentista da prefeitura do município de Beberibe, Tayana Rodrigues Vieira, que abordou os principais assuntos relacionados com a saúde da boca, como a estrutura do dente, as principais doenças bucais (cárie, gengivite, periodontite e câncer bucal) e prevenção das doenças. 


 


Tayana ainda explicou como é feita a escovação dos dentes, assim como a utilização correta do fio dental e do enxaguatório bucal. De acordo com ela, é muito importante falar sobre o tema, pois a maioria das pessoas sabe que devem escovar os dentes, mas não sabe o modo correto e todos os cuidados que são necessários. 


 


Ao final da palestra, um café-da-manhã com comidas típicas das festas juninas foi servido aos participantes.


 


A próxima palestra do Café com Cidadania acontece no dia 25 de julho e vai abordar o tema “Nutrição”.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here