Assembleia homologa integrantes dos conselhos Curador e Fiscal da Fundação Sintaf

Reunida em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, na sede da Fundação Sintaf, a categoria fazendária homologou a escolha dos novos integrantes dos conselhos Curador e Fiscal da Fundação para o triênio 2015-2018.

Na ocasião, o diretor para Assuntos Administrativos e Financeiros do Sintaf, Carlos Brasil, que presidia a AGE, destacou que o Conselho Curador é o órgão máximo de deliberação da Fundação, composto por 25 membros efetivos e sete suplentes. Compete ao Conselho Curador, dentre outras atribuições, observar e fazer cumprir o Estatuto, regimento interno e legislação pertinente à Fundação, além de apreciar, alterar e aprovar o Plano de Trabalho e a Proposta Orçamentária elaborados pela Diretoria Executiva.

“Faço uma exortação a todos os conselheiros: abracem a nossa Fundação, para que caminhemos de forma contínua e ela se fortaleça cada vez mais”, disse Carlos Brasil, que até então presidia o Conselho Curador.

Em seguida, o diretor de Assuntos Econômico-Tributários do Sindicato, Lúcio Maia, lei a relação dos nomes indicados pela Diretoria Colegiada para compor ambos os conselhos. A lista foi aprovada pelos fazendários presentes por unanimidade.

Dessa forma, os membros efetivos do Conselho Curador serão: Antonio Miranda, Lúcio Maia, Yolita Sá, Ama Maria Cunha, Osvaldo Rebouças, Lúcia Muniz, Amarílio Santana, Francisco Ozanan, José Coelho, Chico Marcelo, Mauro Bastos, Francisco Ângelo, Carlos Eduardo Marino, Susie Lima, Pedro Paulo Mota, Alexandre Cialdini, Saulo Toscano, Victor Hugo, Elenida Santos, Thiago Alves, Nilson Fernandes, José Pinheiro, Juliana Moura, Valéria Brasil e Wildys de Oliveira. Já os suplentes serão: Carlos Brasil, Yvelise Sales, Luís Carlos Diógenes, Imaculada Vidal, Francisco Farley, Maria do Carmo Serra Azul (Mariazinha) e Ana Isabeli Gomes.

Os membros do Conselho Fiscal também foram aprovados por unanimidade. Serão eles: Jucélio Praciano, Luana Emidio e José Garrido Braga (efetivos) e Guilherme França, Joselias Lopes e Jorge Sabóia (suplentes).

Os novos conselheiros serão empossados na próxima reunião do Conselho Curador.

Momento histórico

Presente à Assembleia, o diretor-geral da Fundação Sintaf, Paulo Rossano, ressaltou o caráter histórico daquele momento, onde servidores da Sefaz se uniam para assumir o compromisso com a Fundação. “Hoje nossa entidade é exemplo nacional. Quem vem acompanhando de perto essa atuação percebe a proporção que ela tem tomado, cumprindo o seu papel e fazendo a diferença. O trabalho é desafiador e nosso propósito é que a Fundação Sintaf cresça cada vez mais”, pontuou.

Lúcio Maia parabenizou a todos e destacou a criação do Laboratório de Finanças Públicas do Ceará, que analisará os dados financeiros do Estado (receitas e despesas) e a legislação tributária (se ela é benéfica ou não para a sociedade). “Temos muito trabalho pela frente. O Observatório será um órgão importantíssimo dentro da nossa Fundação”, afirmou.

A diretora Técnico-científica da entidade, Germana Belchior, também parabenizou os colegas e manifestou sua alegria em contar com pessoas comprometidas no corpo da Fundação. Segundo ela, o objetivo é profissionalizar cada vez mais a atuação da entidade, com um olhar acadêmico e humanizado. “É muito bom para os fazendários poder contribuir com as iniciativas da Fundação de uma forma que não é possível na Sefaz, pela natureza distinta das ações. Aqui as potencialidades são enormes”, concluiu, convidando todos a participarem de forma efetiva da Fundação.