“Alimentação saudável” foi tema da palestra do Café com Cidadania

A terceira edição do Café com Cidadania foi realizada no mês de julho, sábado (25), e apresentou o tema “Nutrição Saudável”. A palestra foi realizada pela fisioterapeuta e graduanda em Nutrição, professora Dra. Mirella Fontes.

O ciclo de palestras é uma iniciativa da comissão do Projeto de Inclusão Social da Fundação Sintaf, o ProSocial, em parceria com Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e ONG Velaumar.

Participaram do evento os fazendários integrantes do Programa de Responsabilidade Socioambiental, Yolita Sá, Germana Belchior e Pedro Paulo Mota, juntamente com crianças e adolescentes do Projeto Atitude Atletas e moradores da Comunidade Poço da Draga. Marcou presença, também, o Diretor Administrativo-Financeiro do Sintaf, Carlos Brasil, além das colaboradoras do projeto, Lândia Oliveira, Silvana Pereira e Daysiane Sousa.

O evento contou com a apresentação musical do projeto da Igreja Batista Central (IBC) “Bate Lata”. Meninos e meninas de comunidades de Fortaleza, sob a supervisão do Prof. Luizão, fazem parte deste trabalho social, o qual consiste em um grupo musical que utiliza materiais recicláveis como instrumentos.

A Cafaz disponibilizou a enfermeira Veridiana para vacinação contra a gripe influenza e medição da pressão dos interessados. Ao final, um café da manhã saudável foi servido a todos os participantes.

Nutrição Saudável

Dra. Mirella Fontes abordou assuntos ligados à alimentação e aos hábitos de vida saudáveis. Explanou sobre os principais nutrientes que o corpo necessita e exibiu em tela uma pirâmide alimentar, mostrando que a sua base também se constitui de exercícios físicos. À ocasião, deu dicas de como se alimentar de forma adequada, no que foram bem aproveitadas pelo público atleta presente.

De acordo com a nutricionista, ter uma alimentação saudável significa comer o suficiente para que a pessoa se sinta saciada e, ao mesmo tempo, ingerir os nutrientes necessários para a saúde e desenvolvimento do corpo. Nesse intuito, a nutricionista fez algumas recomendações acerca de alimentação correta: “o ideal é fazer entre 5 e 6 pequenas refeições diárias, não ficar mais de 3h sem comer, se alimentar mais de frutas e verduras, variar os alimentos, beber muita água e evitar alimentos industrializados, substituindo-os por outros mais nutritivos. “

De forma interativa, Mirella esclareceu dúvidas e falou para as crianças presentes sobre a importância de, desde cedo, ainda na infância, as pessoas começarem a ter o cuidado com a alimentação. “Quanto mais cedo, melhor, para aprender a se alimentar de forma saudável, pois é importante para a formação de ossos e músculos e para evitar doenças”, destacou a nutricionista.

O Café com Cidadania realiza sua quarta edição no próximo mês, no dia 29 de agosto, apresentando o tema “A importância do núcleo familiar”.