Aulas do Projeto “Jovem Bolsista” foram iniciadas nesta segunda-feira (17) na Sefaz

85



 


Na manhã desta segunda-feira (17), foi realizada, na sede da Sefaz I, aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do Projeto “Jovem Bolsista”. A iniciativa integra o Programa “Primeiro Passo”, ação desenvolvida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com Fundação Sintaf e Ong Velaumar.  


 


Na ocasião, estiveram presentes a diretora da Fundação Sintaf, Germana Belchior, o orientador da Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental da Sefaz, Argemiro Torres, a diretora cultural da Ong Velaumar, Izabel Lima, além da fazendária, Susie Marino e Daysiane Sousa, integrantes da equipe do Programa de Responsabilidade Socioambiental da Sefaz. 


 


No período da tarde, a diretora da Fundação Sintaf, Joelina Barros e a coordenadora administrativa da entidade, Camila Rocha, marcaram presença na aula inaugural da segunda turma da capacitação que ofertou 50 vagas, no total. 


 


O Projeto “Jovem Bolsista” faz parte das linhas de ação do Programa “Primeiro Passo”, uma das ações de políticas públicas do Estado direcionadas para a juventude. O intuito é criar oportunidades voltadas à cidadania e a inclusão social e profissional, proporcionando o aprendizado prático e experiências que possibilitem o crescimento profissional e pessoal de jovens oriundos da rede pública de ensino.


 


Ao longo de três meses de capacitação, jovens com idades entre 16 e 24 anos, que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e morem em comunidades circunvizinhas ao entorno de unidades fazendárias, serão qualificados para atuar no mercado de trabalho. 


 


De acordo com Germana Belchior, o objetivo das entidades promotoras é viabilizar a primeira oportunidade profissional de jovens. “É o primeiro passo que muitos deles estão dando. Nesse processo, a Sefaz e a Fundação Sintaf são como uma ponte para que esses projetos cheguem às comunidades”, comenta Germana. 


 


Para Izabel Lima, os cursos promovidos pela Sefaz e STDS são um divisor de águas na vida de muitos jovens da comunidade do Poço da Draga, onde a ONG Velaumar atua. “Os cursos são um direcionamento para a primeira qualificação profissional deles. Eles começam a perceber que tem potencialidades. Dentro da comunidade, a gente vê a mudança”, conta Izabel. 


 


Jovem Bolsista


 


O curso de qualificação do Projeto “Jovem Bolsista” é constituído de módulos que serão ministrados pela professora, disponibilizada pela Sobef, empresa executora da STDS, Rosane Xavier. Segundo ela, cada módulo irá abordar os seguintes assuntos: Cidadania e Direitos Humanos; Juventude, Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Relações de Gêneros; Empreendedorismo e Educação Fiscal; Seminário Temático; Informática Básica; e Específico (curso de auxiliar administrativo e auxiliar turístico).


 


Com duas turmas formadas, uma pela manhã e outra á tarde, a capacitação tem a carga horária de 240h/a. Os participantes, ao todo 50 jovens, serão contemplados, durante o período do curso de qualificação, com bolsa, no valor de R$ 100, auxílio transporte, material didático, fardamento, lanche e certificado de conclusão.


 


De acordo com Rosane, participar de qualificações como as proporcionadas pelo projeto “Jovem Bolsista” é, hoje, o primeiro degrau na escada do sucesso profissional de muitos jovens. “Eles já passaram por uma triagem. Foram selecionados para estarem aqui. Agora é se esforçar e ter compromisso”, completa ela.  


 



 


 


Confira mais fotos da aula inaugural do Projeto “Jovem Bolsista” aqui.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here