O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mantendo a sua tradição de comemorar a Confederação do Equador a cada centenário, integra uma força tarefa formada por instituições empenhadas em comemorar o Bicentenário deste movimento republicano e democrático no Ceará, a ser celebrado entre 2024 e 2025.
Dentre as atividades capitaneadas pelo Instituto, nos próximos 27 e 28 de agosto se dará o Seminário Comemorativo dos 200 anos da Confederação do Equador 1824-2024, no Palacete Jeremias Arruda (Rua Barão do Rio Branco,1594, Centro – Fortaleza), com as atividades iniciando às 7h30 e encerrando às 16h30 nos dois dias de programação.
Este Seminário acontece conjuntamente a um outro, já realizado em Recife nos dias 2 e 3 de julho pelo Instituto Pernambucano. Na ocasião, o professor José Filomeno Moraes Filho e o general Júlio Lima Verde Campos de Oliveira representaram o Instituto do Ceará como conferencistas, fazendo alocuções que trouxeram elementos sobre a participação protagonista do Ceará no movimento.
Margarida Cantarelli, Paulo Cadena e André do Rêgo, do Instituto Pernambucano, serão conferencistas no Seminário que acontecerá em Fortaleza. Uma visita guiada ao Sítio Histórico da Praça dos Mártires (Passeio Público), onde aconteceu a execução dos membros da Confederação, encerrará a atividade. Para participar do Seminário, os interessados deverão inscrever-se em https://bit.ly/inscricao-seminario-confederacao.