Responsabilidade Socioambiental – ProSocial

Mesmo que seja função preponderante do Estado qualquer efetivação de políticas públicas direcionadas às comunidades vulneráveis, quando a sociedade civil contribui em prol do desenvolvimento da pesquisa e emancipação social, todos ganham. Nesse sentido, a Fundação Sintaf propôs, através do seu Programa de Responsabilidade Socioambiental, transpor os muros de sua capacidade técnica e ser agente transformador na reconstrução de valores.

O Programa de Responsabilidade Socioambiental – ProSocial, realizado em parceria entre a Fundação Sintaf, o Sintaf e a Sefaz, resulta da visão holística de agentes públicos, cuja percepção ultrapassa o cumprimento formal da sua atividade, para um olhar filantropo, focado nas dimensões do indivíduo. Ao longo do tempo, fica mais evidente seu compromissoquanto à preservação ambiental, inclusão social e ao desenvolvimento humano.

O ProSocial constitui-se de forma interativa, disruptiva, atuante na realização de ações e execução de projetos de natureza técnico-científica, com participações efetivas da Fundação Sintaf, objetivando o desenvolvimento humano, por meio do incentivo à arte e à cultura, além da promoção de atividades de capacitação profissional, tendo como resultado esperado, a melhoria da qualidade de vida dos agentes envolvidos.

Diante dos objetivos estatutários da Fundação Sintaf, pautados no desenvolvimento de pesquisas e na emancipação social, cujos trabalhos muito têm contribuído para a concretização de Projetos de Inclusão Social, é que são potencializadas as ações realizadas no ProSocial, buscando fortalecer a autonomia dos moradores das comunidades próximas as unidades fazendárias, por meio da realização de cursos profissionalizantes, do fomento à inserção do jovem no mercado de trabalho e da realização de palestras, promovendo o resgate de identidades e valores dos envolvidos.

ParceriasdoProSocial

O ProSocial conta com a colaboração de diversas entidades parceiras, dentre elas, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais- Cafaz,  Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará- Aafec, ONG Velaumar, o Instituto Aldy Mentor, Universidade Federal do Ceará, Centro Dragão do Mar.