Projeto Biblioteca Compartilhada

O Projeto Biblioteca Compartilhada nasceu em 2014 por iniciativa do Projeto Plantando O Bem, comandado por Vera Lúcia Silveira,com foco no estímulo, de forma lúdica e simples,do hábito da leitura e prática da cidadania.

Espalhadas por vários pontos da cidade, elas colocam livros à disposição de forma gratuita, onde é proposto o compartilhamento. Essa corrente incentiva o pensamento no coletivo através da educação.

Diante dessa proposta, a Fundação Sintaf aderiu a esta iniciativa, para potencializar o Projeto Biblioteca Compartilhada e contribuir culturalmente com a implantação de 08 geladeiras em várias comunidades da cidade de Fortaleza/Ce até julho de 2021.

O objetivo principal é expandir as bibliotecas compartilhadas nas comunidades com vulnerabilidades econômicas, localizadas no entorno da SEFAZ e em outras dentro da cidade de Fortaleza/CE(em especial), para despertar o gosto pela leitura e disseminar informações nas diversas áreas do conhecimento para contribuir na promoção de desenvolvimento humano, cultural e a inclusão social.

“Compreender que ler implica uma prática básica e fundamental para o aprendizado legitima e valida toda ação que incentiva a leitura. Nada podesubstituir a leitura, ainda que se esteja em uma época de uma enorme variedade de recursos tecnológicos e audiovisuais” (ABRAMOVICH, 2012).