Parlamentares relançam Frente pela Inovação na Bioeconomia nesta quarta

Deputados e senadores reinstalam nesta quarta-feira (3), a partir das 9 horas, no Salão Nobre da Câmara, a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia. O colegiado, criado em 2019, busca impulsionar a agenda legislativa ligada ao desenvolvimento econômico de baixo carbono, aliando princípios como o incentivo à inovação e à sustentabilidade.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) vai substituir o ex-deputado Paulo Ganime (RJ) na presidência da frente.

A bioeconomia engloba toda a cadeia de valor que é orientada pelo conhecimento científico avançado e a busca por inovações tecnológicas na aplicação de recursos biológicos e renováveis em processos industriais para gerar atividade econômica circular e benefício social e ambiental coletivo.

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) estima que o setor pode atingir um faturamento industrial adicional ao País de 284 bilhões de dólares por ano.

Entre os objetivos da frente parlamentar estão estimular um ambiente que induza, em curto prazo, a bioeconomia a representar uma fatia robusta do PIB brasileiro, consolidando o País como um líder e referência tecnológica na transição global para uma economia de baixo carbono. Além de defender políticas públicas e instrumentos de incentivo à inovação, produtividade e competitividade no setor.

Agremiações suprapartidárias
As frentes parlamentares são associações de deputados e senadores de vários partidos para debater determinado tema de interesse da sociedade.

Fonte: Agência Câmara de Notícias