Fundação no incentivo ao trabalho empreendedor no Poço da Draga

Por meio da ONG Velaumar, mais conhecimentos chegam aos moradores da comunidade

A Fundação Sintaf promoveu uma série de três palestras na ONG Velaumar (de promoção a atividades socioeducativas) para os moradores do Poço da Draga. Apresentadas por Andrea Lucas Walraven, contadora, economista e auditora, a primeira, em 19 de novembro, teve como tema “O que é Empreendedorismo: como sustentar um empreendimento”, e aconteceu no exato Dia Internacional da Empreendedora e do Empreendedorismo Feminino. A maioria das alunas era donas de casa da comunidade. “O curso é um passo importante para a mudança nas vidas e futuras carreiras das interessadas”, explicou Andrea, que exaltou qualidades como inovação, atitude para começar um empreendimento, paixão pelo que se faz, determinação e coragem para ajudar a florescer.

O presidente Liduíno de Brito, na abertura de ciclo, destacou a participação dos moradores da comunidade e a ajuda de membros da Fundação na realização da iniciativa; contou que esse trabalho de responsabilidade social no Poço da Draga resultará no crescimento das pessoas e que, em breve, será ofertado um Curso de Informática para jovens e que também será feito o acompanhamento do progresso dos estudantes locais durante um ano. “Gostaria de trazer a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba e a Dra. Rita Arruda. do Ministério Público. para conhecerem a realidade da comunidade. No Natal, teremos Papai Noel fazendo a alegria das crianças da comunidade”.

A palestra de Andrea precedeu ao curso de Culinária ministrado ao longo da semana por Noeme Tahim Brito. Focada na produção de bolos, a capacitação foi encerrada com uma pequena comemoração; três bolos foram servidos entre as alunas. O curso de bolos é apenas uma primeira iniciativa no campo da culinária. “Há planos para muitos outros, a exemplo do curso de massas e salgados, de comida para todos os gostos”, esclareceu Liduíno.

2ª palestra

No encontro do dia 26, a contadora Andrea Lucas Walraven abordou o tema “Como Planejar seu Negócio: do plano à decisão”, com lições sobre o passo a passo para criar uma empresa, desde o planejamento financeiro, definição das características da empresa até o estudo de clientes e concorrentes. Ela acentuou a importância de se ter vontade e paixão ao iniciar um negócio. “É preciso uma motivação para além de ganhar dinheiro, pois o sucesso depende unicamente do esforço do empresário”.

3ª palestra

No dia 3 de dezembro, com o tema “Finanças Pessoais: Educação e Planejamento Financeiro”, Andrea deu orientações sobre organização, autoconhecimento e disciplina, fatores considerados fundamentais para manter equilibrado o orçamento da empresa e fazê-la crescer, além do conhecimento do contexto econômico atual para fazer futuros investimentos.

Ao final do curso, Andréa pediu que as alunas não parassem por ali, que aproveitassem todas as oportunidades de ganhar mais conhecimento. “Continuem a aprender e crescer, para se tornarem verdadeiras empreendedoras e empresárias”.