Exposição artística sobre a Confederação do Equador inicia hoje (28) no Dragão

23

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe nesta quinta-feira, 28, a exposição itinerante de artes plásticas “Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo a Bárbara de Alencar”. As 20 telas estarão dispostas para visitação no espaço Multigaleria até o dia 15 de dezembro. Em paralelo, estreia no Teatro do Dragão, às 20 horas, o espetáculo “Sertão Confederado”, encenado pelo Grupo Criar de Teatro e Cia Prisma de Artes, com direção de Herê Aquino, dramaturgia de Mailson Furtado e realização da Fundação Sintaf.

O objetivo da exposição artística é promover reflexões sobre a importância da Confederação do Equador, bem como de seus espaços e personagens, no contexto das lutas libertárias do século XIX, que resultaram na implantação da República no Brasil. O projeto foi desenvolvido pelo Coletivo Calçada.20, que reúne vinte artistas plásticos, a pedido da Fundação Sintaf, com o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará e da Estação de Cultura Ecopedagógica e Instituto Bárbara de Alencar.

No Ceará, a programação de comemoração do Bicentenário da Confederação do Equador é realizada pela Fundação Sintaf em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Casa Civil e da Secretaria da Cultura do Ceará, Assembleia Legislativa do Ceará (através do mandato do Dep. De Assis Diniz), mandato do deputado federal Idilvan Alencar, Sindicato dos Fazendários do Ceará e Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico.

Serviço
Exposição “Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo a Bárbara de Alencar”
Data: de 28 de novembro a 15 de dezembro de 2024
Horário: de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h (com último acesso sempre às 17h30)
Local: Espaço Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura