Março Lilás: mês de combate ao câncer de colo uterino. Previna-se!

Não se sabe afirmar, ao certo, o início da campanha do Março Lilás. Entretanto, como o mês março é considerado o mês da mulher, conduziu para se conscientizar sobre o risco dessa doença responsável por causar inúmeras mortes anualmente, considerado o terceiro tumor mais frequente nas mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Em relação à escolha da cor lilás, supõe-se que sua origem remonta do movimento que aconteceu na Inglaterra, em 1908, onde mulheres lutaram para terem o direito ao voto. As cores escolhidas para simbolizarem esta moção foram o lilás, branco e verde, cujo episódio foi intitulado como Movimento Sufragista.

O mais importante é o alerta, pois, essa campanha tem como escopo instigar o nicho feminino em relação aos cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, seus principais sintomas e sinais.

Para se prevenir da doença, cuja causa é o vírus HPV [Vírus do Papiloma Humano], poucas medidas precisam ser tomadas. Anualmente, o exame preventivo deve ser feito por mulheres que tenham vida sexual ativa ou a partir dos 25 anos, o chamado Papanicolaou. Por intermédio desse exame pode-se constatar inflamações e alterações iniciais e começar o tratamento, barrando a evolução da doença, que pode ser fatal.

Outra medida é procurar tomar a vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de forma gratuita. Já os que vivem com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), a faixa etária é mais extensa (9 a 26 anos), sendo necessária prescrição médica. Fora estes casos, quando indicados através de seus médicos, para tomar a vacina é preciso se dirigir a uma rede particular. Mas o exame é fundamental.

Então, a prevenção é o melhor remédio!