Fundação Sintaf realiza seminário sobre finanças estaduais

Confirmaram participação, como debatedores, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho

A Diretoria Colegiada do Sintaf convida todos os fazendários a se fazerem presentes no lançamento dos 21º e 22º números da Série Panorama Fiscal. Elaborada pelo Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), centro de pesquisas da Fundação Sintaf, a Panorama traz a análise dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que trata das finanças públicas estaduais a cada bimestre. O evento acontecerá no dia 17 de junho, segunda-feira, a partir das 8h30, no auditório da Sefaz.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, confirmaram participação no evento. Eles comporão a mesa como debatedores, assim como os diretores do Sintaf Lúcio Maia e Kleber Silveira.

Na ocasião, serão apresentados dois artigos: “Balanço Geral do Estado do Exercício Financeiro de 2018” e “Análise do ICMS Carga Líquida do exercício financeiro de 2018”. A apresentação da Panorama Fiscal será feita pela equipe de pesquisadores do Ofice: o pesquisador sênior, Lúcio Maia, e os pesquisadores júniores, Gerson Ribeiro, Guilherme Tavares e Hayanna Vasconcelos.

As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail fundacao@fundacaosintaf.org.br, informando nome completo, unidade de trabalho e CPF. Será expedido certificado de 4h aos participantes.

Sobre a Panorama Fiscal

A Série Panorama Fiscal é uma publicação do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), mantido pela Fundação Sintaf, Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC).

O Ofice foi criado com intuito de analisar de forma científica e independente a situação fiscal do Estado do Ceará, dos municípios cearenses, de outros estados e da União.

Os números anteriores da Série Panorama Fiscal também podem ser acessados no site da publicação: https://fundacaosintaf.org.br/panoramafiscal/