Fundação no lançamento do I Prêmio Sintaf de Jornalismo na Assembleia Legislativa

No Auditório Murilo Aguiar, Diretor Geral, Liduíno de Brito, destacou a “solidariedade” como ferramenta de mudanças, o papel dos servidores da Sefaz na construção de uma sociedade mais igualitária, reconhecendo a importância da divulgação da atuação dos fazendários cearenses pelos profissionais da imprensa local, por meio de um jornalismo sério.

A temática “O presente e o futuro do fisco estadual cearense” certamente inspirou os profissionais de imprensa presentes em bom número à solenidade de lançamento da primeira edição do Prêmio Sintaf de Jornalismo (SintafJor 2022), na manhã de quinta-feira (9/3). Lá eles estiveram representando a ACI (Associação Cearense de Imprensa), o Sindjorce (Sindicato dos Jornalistas do Ceará), os já reconhecidos Prêmios Gandhi, da Prefeitura de Fortaleza e do Ministério Público do Ceará, para dar as boas-vindas e prestar apoio ao mais recente entre os certames afins no estado.

O Diretor Organização do Sintaf, Carlos Brasil, esclareceu que o SintafJor foi criado para promover o debate em torno do tributo e da atividade fazendária. “Que seja feito numa linguagem em que a sociedade possa se apropriar”, pontuou. A Coordenadora de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior, destacou a relevância do trabalho dos profissionais de imprensa ante a perspectiva de controle social do trabalho desenvolvido pelo servidor fazendário. O Diretor de Comunicação do Sintaf, Nilson Fernandes, contou que o SintafJor lança luzes sobre o papel da Secretaria da Fazenda e a atuação dos servidores da Sefaz. “Queremos contribuir com o debate, e que as pessoas compreendam a função social da nossa atividade”.

Fundação Sintaf – braço solidário dos fazendários

Se o mundo está em crise, as mudanças na sociedade não podem prescindir da solidariedade, pontuou Liduíno de Brito em sua fala, ao criticar a estupidez da guerra na Ucrânia e evidenciar a paz como caminho. “Somos uma instituição criada pelo sentimento de solidariedade dos servidores da Sefaz, para que a cultura da atual geração possa estar a serviço da população cearense”. Ante a missão da Fundação de promover a divulgação do conhecimento científico, tecnológico, educacional e artístico em benefício da sociedade, o Diretor Geral esclarece que irá direcionar esforços no assessoramento aos pequenos e médios municípios do Ceará. “Se o Estado é referência e paradigma da gestão fiscal estadual, precisamos de um programa de solidariedade fiscal”. Diz mais: “A Fundação apoia o 1º Prêmio Sintaf de Jornalismo. Somos, mais uma vez, solidários ao enaltecer e valorizar os trabalhos produzidos por profissionais da imprensa cearense, para que reconheçam os esforços dos nossos servidores da secretaria da Fazenda”.