OFICE - Institucional

O Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice) é um centro de estudos e pesquisas criado, em agosto de 2015, pela Fundação Sintaf. Através de seus pesquisadores, discute a gestão fiscal das três esferas governo, em especial do Ceará, com base em relatórios publicados pela União, estados e municípios, analisando as políticas públicas adotadas por esses entes federativos.

Portanto, pode-se apontar como seu principal objetivo: difundir informações relativas a finanças públicas do Ceará, tanto dos governos municipais como do governo estadual, avaliando a conjuntura existente, identificando tendências e propondo ajustes na gestão fiscal, utilizando sempre linguagem acessível a segmentos amplos da sociedade, sem perder o rigor científico. E se firma com o propósito de fiscalizar a gestão fiscal dos entes públicos de forma independente.

Apesar da gestão fiscal do Governo Central ser discutida por um amplo leque de analistas que fornecem uma visão plural das políticas adotadas; em relação aos governos locais, faltaminstituições e analistas voltados ao exame de seus dados e elaboração de diagnóstico que permitam uma avaliação das políticas implementadas.O Oficevisa suprir essa lacuna, contribuindo com a análise científica da situação fiscal do Estado do Ceará e dos municípios cearenses.

O Ofice dessa maneira atua cientificamente no cenário atual como fomento de discursões e reflexões de suma importância para sociedade em geral, tendo como parceiros o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e a Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (AAFEC).