09/10/2020

Fundação Sintaf, Sefaz/Ce e Aprece discorrem sobre proposta de gestão fiscal para os municípios

A diretoria e conselheiros da Fundação Sintaf estiveram reunidos, nesta última terça-feira (6/10), com a secretária da Fazenda do Ceará(Sefaz/Ce), Fernanda Pacobayba e  o presidente  da Aprece,  Nilson Diniz, na sede da pasta, em Fortaleza.

O objetivo da reunião foi apresentar uma proposta de parceria da Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural (Fundação Sintaf) de uma  possível ação voltada para gestão fiscal através de uma assessoria junto aos municípios, incluindo capacitação, educação fiscal e estruturação administrativa e tecnológica, para alavancar as arrecadações municipais e o próprio desenvolvimento econômico local.

Fernanda Pacobahyba pontuou que a proposta está em consonância com o Programa Ceará um Só do governo estadual, solicitando que fosse estruturado em um projeto para ser discutido com mais profundidade posteriormente, logo que o ano de 2021 se inicie.

Programa Ceará um Só

Criado pela Complementar nº 180/2018, o programa de governança interfederativa  “Ceará um Só” tem como premissa melhorar a gestão fiscal e administrativa dos municípios de forma integrada e eficiente. Onde as boas práticas desenvolvidas pelos municípios, em áreas de interesse convergentes como saneamento básico, planejamento urbano, transporte, gestão fiscal, dentre outras, seja disseminada.

A coordenação do programa ficará sob a égide do governo estadual que viabilizará uma integração e cooperação entre os municípios, onde estão sendo construídas ferramentas para uma gestão compartilhada. Caberá a Secretaria da Fazenda a condução das políticas de gestão fiscal.

Última atualização: 09/10/2020 às 10:57:34